Ciência e Saúde para todos.
Colha aqui a Cura Cristã!
O símbolo da Ciência Cristã
Home-Page
Ficha de Intenção - CURSO BÁSICO DE CIÊNCIA CRISTÃ
Lista de Praticistas
Contato
Links
Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019
Português Brasil
Inglês
Espanhol
 
 
 Mensagem Semanal
"Tudo o que inspira com a sabedoria, a Verdade ou o Amor -- seja um cântico, um sermão ou a Ciência [Cristã] -- abençoa a família humana com migalhas de conforto que caem da mesa de Cristo, alimentando os famintos e dando água viva aos sedentos."
"O que foi prometido será cumprido"
(Do livro Ciência e Saúde p 234 e 55)

Clique AQUI para ver o Arquivo de Mensagens.

 
Login
Senha
Associação
Privativo Alunos
ARTIGOS PUBLICADOS
A- A+
Habite Segura e Confiantemente na Consciência do Amor Divino! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Deus, o Preservador do Homem.

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
Habite Segura e Confiantemente na Consciência do Amor Divino!
10 a 16 de junho de 2019
Deus, o Preservador do Homem
Estudo preparado por:
Lindsey Biggs, C.S., Maryland Heights, Missouri, EUA
biggs.lindsey@gmail.com +11 (541)460-3515 LindseyBiggs.com

__________________________________________________
Abreviações: Bíblia JFA Revista e Atualizada – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;
Bíblia A Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS ou C&S; Lição Bíblica – LB
__________________________________________________

Esta Lição Bíblica contém dois Salmos favoritos distribuídos ao longo da lição—Salmo 23 e Salmo 91. Estes Salmos são lidos para conforto das pessoas no mundo inteiro. Que bela ocasião para unir as duas fortes mensagens e o poder protetor desses Salmos e outras passagens da Bíblia e Ciência e Saúde, por M. B. Eddy.
Texto Áureo (TA - Salmos 23:6).
Este TA começa com um poderoso senso de proteção – “Habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre”. Que promessa e que lei! Gosto de pensar a respeito de casa como “para sempre!” Que magnífica promessa e dádiva poder ver e conhecer Deus—estar cônscio da presença e amor e bondade de Deus—para sempre.
Esta Leitura Alternada (Salmos 32:7,8,10; 37:3,28,39,40; 121:5,7) contém vários meios magníficos com que Deus nos preserva e protege. Deus nos salva, nos abriga, nos guia, nos ensina e instrui, nos fortalece, nos ajuda e nos livra. Gosto especialmente do conceito de que Deus nos abriga (esconde). Lembro-me quando criança e me escondia num armário. Quando alguém se esconde, quer dizer que não é vista ou descoberta. Assim. Com Deus nos escondendo e protegendo, nós não somos vistos nem conhecidos por nenhum pretenso poder maligno. Estamos completamente seguros. Deus nos ‘esconde’ e mantém nossa consciência segura e protegida quando ‘habitamos nEle’. “... Vossa vida está oculta com Cristo, em Deus” (Colos. 3:3).

Seção 1: O Pai-Mãe Deus nos sustenta e preserva
Abrimos a Seção 1 focando em Deus—quem Deus é e o que Ele faz. Salmos e Isaías nos dão metáforas a respeito de Deus como Pai e Mãe, cuidando-nos e protegendo-nos—assim como uma mãe e um pai com seus filhos. Temos uma “terna relação” com Deus, que sempre nos guia e nos cuida. Que bela dádiva nos deu M.B.Eddy ao reconhecer a maternidade e paternidade de Deus. Nós ganhamos um senso do poder protetor de Deus, mas também de Sua terna gentileza, afeição, cuidado e bondade.
Esta seção me faz lembrar do artigo “Amor”, escrito por M.B.Eddy (ver Escritos Miscelâneos, p. 250). Diz em parte: “Que palavra! Estou em estado de admiração e temor diante dela. Sobre que mundos e mundos ela tem alcance soberano! O Deus inato, incomparável, infinito Bem-total, o único Deus, é o Amor ...Como qualidade humana, a gloriosa significância da afeição é mais do que palavras: é a terna e desapegada ação feita em secreto; é a oração silente e incessante; é o coração transbordante que esquece de si; a figura velada que sai, às escondidas, por uma porta lateral para uma obra de misericórdia; os pequenos pés correndo pelo passeio; a mão gentil que abre a porta para o necessitado e aflito, doente e preocupado, iluminando destarte os lugares tenebrosos da terra”.


Seção 2: A divindade abraça a humanidade
Na seção 2 adentramos um senso de relacionamento de Deus com o homem—o humano e o divino em coincidência, como às vezes é mencionado na Ciência Cristã. “... A natureza divina abraçando a natureza humana, na Vida e sua demonstração” (CS, p. 561). Essa coincidência é muito importante porque é a compreensão de Deus está SEMPRE abraçando a humanidade. A todo e cada momento a vontade de Deus para conosco é de graça, paz, entendimento, saúde, harmonia e amor. Deus aplica essas qualidades em nossas vidas o tempo todo. Não há ninguém fora desse Amor.
Pode ser que encontremos tempestades—mental, metafórica e literalmente—mas é o Cristo, a verdadeira ideia do bem, que silencia essas tempestades, acalma o pensamento mortal, e revela a presença e a paz do reino de Deus em nós. Não precisamos basear-nos em nossa própria força ou raciocínio—temos o Cristo, a divina manifestação de Deus, sempre nos sustentando, nos tranquilizando e dando-nos a ideia certa necessária no momento exato. Deus sempre nos abraça na Vida e sua demonstração.

Seção 3: … Não tenha medo. O amor está aqui!
Não precisamos ter medo quando negarmos o erro! Não tenha medo! As passagens tão importantes (citações CS14 e CS15, p. 411, p. 495) em Ciência e Saúde estão aqui para nos mostrar como sermos sanadores. Esta seção prova o nada do erro e que não há poder separado de Deus. Quando eu estava pensando em como Jesus curava, percebi que Jesus não tinha medo. Não importa o que o sentido material lhe apresentasse, ele não estava com medo e não acreditava na imagem limitada que lhe era apresentada. Ele estava tão certo sobre o amor de Deus.
Em uma carta que Mary Baker Eddy escreveu a um de seus alunos, ela fala sobre a cura que vem através da oração:
"... você crescerá mais fácil e será mais acertivo quando perceber que Deus, o bem, é tudo, e o bem é o Amor. Você deve ganhar Amor, e perder o falso senso do chamado amor. Você deve sentir o Amor que nunca falha - aquele perfeito senso do poder divino que faz da cura não mais sobre poder, mas sobre graça. Então, você terá o Amor que expulsa o medo e quando o medo se vai, a dúvida some e o seu trabalho está terminado. Por quê? Porque nunca houve algo a ser feito (do livro “Nós conhecemos Mary Baker Eddy”, p. 90-91).
Adoro a ideia de que, quando o medo e a dúvida se vão, o trabalho está pronto, porque nada em verdade foi desfeito. É tão reconfortante e tranquilizador. Ele nos aponta para o fato espiritual de que Deus e o homem são completos, íntegros e perfeitos. Deus e o homem têm um relacionamento espiritual e indestrutível. Somos a criação espiritual de Deus e essa criação espiritual é intocável e invisível ao erro. Desta forma, estamos no recôndito com Cristo em Deus. Nossa identidade espiritual é sempre segura e protegida. Então, não precisamos acreditar no cenário material que nos é apresentado. Podemos negar e afirmar a aliança com Deus e ver isso revelado em nossas vidas.
Você também pode desfrutar deste podcast do Sentinel Watch: “Não receba convidados indesejados – o medo e a dúvida”, de 11 de março de 2019, neste link: : Don’t entertain uninvited guests—fear and doubt

Seção 4: Anjos são pensamentos puros vindos de Deus
O Salmos 91:9-12 nos mostra os benefícios de morar na consciência do Senhor. Em essência, pelo de você morar na consciência de Deus, o bem—por você morar na presença do Espírito, da Vida, da Verdade e do Amor—nenhum mal, ou doença ou queda tocará você. Por que? Porque os anjos de Deus te sustentam e te mantêm salvo e seguro. Gosto de pensar nos dois conceitos: ‘morar em’ e ‘morar sobre’ em relação a Deus. Aliás, nós moramos seguramente em Deus, e nos “debruçamos sobre” Deus—pensamos sobre a bondade e o amor de Deus. Assim ganhamos um senso de Deus como “o centro e a circunferência do existir” (CS, p. 203). Sentimos a presença e a segurança de Deus porque moramos no Amor divino, e reconhecemos isso quando nos debruçamos (pensamos no) Amor divino—quando permitimos que a presença e o poder de Deus preencham e inundem nosso pensamento. ‘Debruçar-se’ (pensar) sobre a presença e poder de Deus age contra um falso senso de matutar—ruminar sobre—ferimentos, dor, passado, medo, dúvida, etc. Mantém nosso pensamento no trilho certo!
Os anjos de Deus nos ajudam nisso! Há tantas definições úteis de anjos por M.B.Eddy. São um tópico notável na Escola dominical, e podem ser de ajuda a filhos de Deus de qualquer idade. Além de anjos serem “pensamentos puros que emanam de Deus” (CS16, p. 298), no glossário de Ciência e Saúde temos os anjos como “Pensamentos de Deus que vêm ao homem; instuições espirituais, puras e perfeitas” (CS, p. 581). E finalmente há o belo artigo de MBEddy intitulado “Anjos” que incluo abaixo por se encaixar perfeitamente na lição da semana:
“Quando anjos nos visitam não ouvimos o bater de asas, nem sentimos o toque suave das plumas do peito de uma pomba; mas sabemos de sua presença por causa do amor que criam em nosso coração. Ó, possam vocês sentir esse toque—não é o de bater palmas, nem a presença de uma pessoa amada; é mais do que isso: é a ideia espiritual iluminando vosso caminho! O salmista disse: ‘Ele dará ordens a Seus anjos a vosso respeito’. Deus vos dá Suas ideias espirituais, e estas, por sua vez, vos dão suprimento diário. Nunca peçais para amanhã: basta-nos que o Amor divino seja uma ajuda sempre presente; e se aguardardes, sem jamais duvidar, vocês terão o que precisar a todo momento. Que herança gloriosa nos é concedida por meio da compreensão do Amor onipresente! Mais não podemos pedir; mais não podemos querer; mais não podemos ter. Esta suave certeza é o ‘Acalma-te, emudece’ a todos os temores humanos, ao sofrimento de toda espécie” (Escritos Miscelâneos, p. 306).

Seção 5: ... o dragão vermelho é expulso pelo Amor
Que promessa! O dragão vermelho “... é expulso pelo Cristo, a Verdade, a ideia espiritual, ficando dessa forma provado que esse argumento não tem poder” (CS23, p. 567). Sim!
“Dai ouvidos ao que vos diz o Senhor: ‘Não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus’ ” (2Cron. 20:15).
A vitória está do lado de Deus, o bem. Isso quer dizer que qualquer que seja o problema que estejais enfrentando, qualquer tentativa da serpente/o dragão vermelho, em verdade, não tem nada a ver com vocês! É uma sugestão impessoal acerca de um poder ou presença a parte de Deus. Deus derrota essa sugestão porque, na verdade, é uma mentira acerca do poder de Deus! É uma mentira sobre da relação do homem com Deus.
Deus destaca os anjos Miguel e Gabriel para defender-vos e sustentar-vos! “A característica de Miguel é a força espiritual” (CS20, p. 566). “Gabriel tem a tarefa mais pacífica de transmitir o senso da presença constante do Amor sempre solícito... Para o Gabriel da presença de Deus não há contendas. Para o Amor infinito, sempre presente, tudo é o Amor, e não há erro, não há pecado, nem doença, nem morte” (CS, p. 567).
Não há contendas! Deus é tudo, e não há outro. Deus não está no “último lugar” numa contenda! Deus é a Verdade, a Vida e o Amor!
Esses anjos estão aqui para nos defender e para revelar que a batalha não é nossa mas do Senhor!

Seção 6: A mensagem universal de Deus está aqui para todos
Encerramos reconhecendo que essa mensagem universal do poder e presença do Amor divino é verdadeira a cada um. É poderosa e prática. Está disponível a todos para reconhecer e aplicar, e ninguém fica de fora. TODOS nós moramos na consciência do poder e da presença de Deus. E debruçando-nos mais nesse poder e presença de Deus, podemos despertar para vivenciar mais o reino de céus em nós. O Salmos 91 encerra com uma poderosa mensagem: por dar nosso amor a Deus, conhecer a natureza de Deus e invocando a Deus, Ele/Ela nos livra, responde nossas orações, nos preserva e satisfaz. Que magnífica promessa e realização!
MBEddy considerava o Salmo 91 “como uma pedra angular da religião Ciência Cristã” (Yvonne Caché von Fettweis e Robert Townsend Warneck: Mary Baker Eddy: uma sanadora cristã, Edição Apliada”, p. 192).

______________

A equipe de tradução para o português é composta por Ana Steffler, Ovídio Trentini e William Trentini. Visite o site Associação dos Alunos de Ciência Cristã do Professor Orlando Trentini, CSB. Ali você encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, podendo baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um suplemento para a LB. O estudo em inglês será publicado na 2a. feira no link http://www.cedarscamps.org/metaphysical.



+ Artigos...

» Não se deixe enganar. Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: São reais o pecado a doença e a morte?
» Aprenda a discernir entre o real e o irreal. Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Irrealidade.
» Coloque as lentes da Ciência Cristã para ver a realidade! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Realidade.
» LIÇÕES SOBRE COMO RECONHECER E VENCER O ERRO
» Mostre que o ídolo da matéria não existe. Apoie-se em Deus, Espírito, como TODOS! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Matéria.

Voltar Topo Home
© 2007-2019 - Associação dos Alunos de Ciência Cristã do Professor Orlando Trentini, CSB - Todos os direitos reservados.